Formalizar o negócio é um dos primeiros passos do empreendedorismo, o que requer auxílio especializado para o empreendedor passar pelas etapas de abertura com sucesso. Contudo, não é apenas esse o nosso papel.
Na abertura de um negócio os nossos serviços incluem ajuda para:
Por diversos motivos pode ser necessário fazer mudanças nos documentos da empresa, como contrato social, Inscrição Estadual, CNPJ ou alvará.
Independentemente do motivo, o contador também deve ser buscado para realização de alterações por conta das necessidades de entendimento da legislação e de procedimentos necessários à efetivação.
Esta obrigação da empresa não significa apenas registrar as movimentações financeiras e provisões e emitir os livros e documentos contábeis.
Antes disso, é preciso ter organizados documentos e informações que dão base à escrituração. Já durante o processo as seguintes tarefas garantem a realização da escrituração corretamente e de acordo com as normas contábeis: Seleção dos documentos idôneos para base da contabilidade;
Conciliação bancária;
Conferência de débitos e créditos após os registros;
Emissão de balancetes mensais de conferência.
É o processo de apurar os tributos da empresa e entregar as guias de pagamento ao empreendedor.
Em meio a isso, o escritório observa se a carga tributária é adequada ou se outro regime de tributação faz mais sentido ao empreendimento.
Trata-se de mensalmente apurar e emitir:
No processamento da folha de pagamentos também estão inclusos os procedimentos para efetivação do 13° salário e dos pagamentos de férias.
Na admissão, a cargo da contratante dos serviços de um escritório contábil fica apenas a seleção, os cuidados com exames admissionais e a assinatura da carteira. Todas as demais tarefas, com informações e documentos fornecidos por contratante e contratados, são feitas pelo escritório.
Já na demissão o empreendedor apenas precisa assinar a rescisão e efetivar os pagamentos rescisórios e de direitos trabalhistas. No caso, fica por conta da contabilidade emitir os documentos a serem assinados e realizar os cálculos.
É o serviço que garante que as obrigações acessórias, como declarações, serão entregues aos órgãos públicos que as exigem.
Uma dessas declarações, por exemplo, é a Declaração de Informações Fiscais e Socioeconômica (DEFIS), exigida de optantes pelo Simples Nacional.
Outras duas são a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com dados da folha de pagamentos, e a Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF), informando todos os pagamentos e recebimentos com imposto de renda retido.
Para isso, o contador utiliza dados que possui sobre o negócio, como em relação a funcionários, faturamento e tributos apurados, e solicita outros, como saldos de contas bancárias, ao responsável pelo negócio.
Essas certidões, emitidas online pelos sites de órgãos públicos, provam que o negócio está em dia com suas obrigações tributárias e acessórias.
Pelo planejamento tributário a empresa pode encontrar formas de entregar menos obrigações acessórias e reduzir impostos por meio de ações diversas que a legislação permite.
A gestão financeira integrada à contabilidade é extremamente benéfica e qualifica em muito o gerenciamento de um negócio. Portanto, oferecemos um pacote de serviços de contabilidade integrada e nele incluímos a assessoria proativa em finanças.
Em resumo, esse tipo de auxílio serve para aperfeiçoar continuamente a gestão da empresa com a ajuda do contador, que de posse de dados diversos sobre ela consegue ter percepções e ideias para melhoria organizacional. A partir das análises o profissional contábil instrui o empreendedor, que pode agir para qualificar o negócio ou resolver problemas antes mesmo de tê-los e identificá-los.
Na hipótese de a empresa precisar ser fechada o contador também é o profissional que tem de realizar o procedimento — pelos mesmos motivos que o escritório precisa ser procurado para abertura ou alteração. Do contrário, erros podem ser cometidos e o processo se torna mais caro e demorado.